Ensinar é sua vocação?


Sim? então você vai amar as 5 dicas de filmes que todo professor deve assistir!

Hoje, trouxemos, dicas de filmes para os professores, tutores, técnicos, esse pessoal que tem como dom ensinar.

Falamos sobre médicos e advogados, anteriormente, não deixe de conferir!

Nesta lista tem um tanto de filme para refletir e um com aquela pitada de humor que a gente adora!

Filmes para professores e que muito aluno vai amar!

Leia até o final que sempre tem mais algumas dicas imperdíveis!

1 - A Sociedade Dos Poetas Mortos


É um filme extremamente inspirador, fala a respeito do quão efêmeras são as coisas. E que aproveitar a vida deveria ser uma obrigação.



É um longa sobre rebeldia e bom senso.

Aclamado pela crítica e vencedor do Oscar (1990), Como Melhor Roteiro Original e o BAFTA (1990), como Melhor Filme e Melhor Trilha Sonora, e tantos outros prêmios ao redor do mundo.

Sinopse: O novo professor da tradicional escola preparatória de meninos, Academia Welton, John Keating com métodos de ensino não muito ortodoxos.

Com o auxílio de Keating, os alunos Neil Perry, Todd Anderson e outros aprendem como não serem escravos das regras, aproveitarem a vida e seguirem seus sonhos.

2 - Uma Mente Brilhante


É um longa sobre características únicas que são vistas, na sociedade, como estranhas, ruins ou, até mesmo, patológicas. Mas que podem ser muito preciosas.

Como diz aquela expressão “se você avaliar um peixe pela habilidade dele em subir árvores, ele passará a vida achando que é incompetente”.



Sinopse: John Forbes Nash Jr. é reconhecido como gênio da matemática aos 21 anos. Cedo, casa-se com uma bela mulher, mas logo começa a dar sinais de esquizofrenia.

Após anos de luta contra a doença, ele acaba ganhando o prêmio Nobel.

O filme foi dirigido por Ron Howard, e recebeu os principais prêmios do ano de 2002. Oscar de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz Coadjuvante ( Jennifer Connelly), e Melhor Roteiro Adaptado.

3 - Duelo de Titãs


Um clássico do cinema americano lançado em 2001, no Brasil, foi dirigido por Broaz Yakin. Narra a superação de um professor afrodescendente que precisa provar a sua competência em um ambiente extremamente preconceituoso.



Um filme de professor (técnico) que ilustra muito bem o preconceito racial da época.  

Sinopse: Em 1971, a diretora de uma escola de ensino médio, de maioria branca, em Alexandria, no estado da Virgínia, recebe a função de integrar adolescentes afrodescendentes um colégio só de brancos.

Um técnico afrodescendente é contratado para comandar o time de futebol americano da instituição. Acaba por sofrer discriminação racial da equipe de técnicos e dos próprios desportistas.

4 - O Sorriso de Mona Lisa


É um longa empoderado, contraventor, para os anos 50, e que fala sobre igualdade e liberdade. Itens que eram exclusivos aos homens.



Sinopse: Katherine Watson é uma recém-formanda da UCLA que foi contratada, em 1953, para lecionar História da Arte na prestigiosa Wellesley College, uma escola só para mulheres.

Determinada a confrontar valores ultrapassados da sociedade e da instituição, Katherine inspira suas alunas tradicionais, incluindo Betty e Joan, a mudarem a vida das pessoas como futuras líderes que serão.

5 - Escola de Rock


Nossa dica mais leve da semana fica por conta da comédia Escola do Rock.



É uma filme divertido, alto astral mas com muitas lições de vida.

Foi lançado em 2004, no Brasil, e conta com uma atuação engraçada e super irônica do Jack Black.

Sinopse: Depois que o guitarrista Dewey deixa a sua banda, com contas a pagar, decidi trabalhar como professor de música em uma escola particular.

Ao perceber o talento dos alunos, decide, sem o conhecimento dos pais, formar uma banda e participar da Batalha das Bandas.

Outras Dicas:


Escritores da Liberdade, Coach Carter, Como Estrelas na Terra, Clube do Imperador.

A Onda, Entre Os Muros Da Escola, Encontrando Forrester, Larry Crowne – O Amor Está de Volta.

Ao Mestre com Carinho, Pro Dia Nascer Feliz.

A respeito das séries não podemos deixar de mencionar Breakings Bad, que narra a história de um professor de química que se envolve com o narcotráfico.

Se o seu filme preferido sobre professor ficou fora dessa lista conte nos comentários, ok?