Uma grande Odisseia a bordo do navio Calypso


A Odisseia (L’Odyssée) é um filme do diretor Jérôme Salle, lançado na França em 2016. O longa se trata de uma biografia do marinheiro francês e cineasta, Jacques-Yves Cousteau (Lambert Wilson), mostrando toda sua dedicação em explorar o mar.

História




O longa tem uma história fascinante que nos traz uma mensagem muito importante: nunca desista de lutar pelos seus sonhos e aquilo que você acredita. Vemos o protagonista através dos anos mantendo seu sonho vivo, o impacto que isso causou em sua vida e daqueles que estão a sua volta. O enredo é sobre um sonho que se tornou ambição e posteriormente redenção.

Personagens




Os personagens são cativantes e ganham muita profundidade com o desenvolver da história. É quase impossível não sentir pelo menos um pouco de empatia por alguns deles. Seja Jacques com todo sua paixão entusiasmo,  ou seu filho Philippe Cousteau (Pierre Niney) com sua frustração e decepção ou até mesmo a esposa, Simone Cousteau (Audrey Tautou) com sua dedicação e sacrifício.

O filme possui ótimos atores que fazem jus aos personagens na questão de nos encantar através dos sentimentos.

Fotografia




A obra tem uma fotografia lindíssima que encanta os olhos com sua predominância dos tons de azul. Enquadramentos que valorizam a beleza da natureza e as emoções dos personagens.

Grande destaque para cenas que se passam no fundo do mar que são de tirar o folego. Se nota o grande cuidado que o diretor de fotografia (Mathias Boucard) teve com este tipo de cena.

Edição




Mas o maior acerto do filme fica por conta da edição. A montagem é muito bem feita, os cortes são dinâmicos e a trilha sonora é impecável.

Uma cena que eu não esqueço é a dos tubarões, a sequência inteira causa tensão e desespero no espectador da mesma forma que os personagens envolvidos sentem. Algo que se não fosse muito bem trabalhado na edição não teria o mesmo impacto.

Conclusão



A Odisseia tem uma ótima abordagem da história de Jacques, trazendo momentos importantes de sua vida. Parafraseando o marinheiro, “as pessoas gostam de ver filmes sobre pessoas reais”.

O encerramento traz uma mensagem muito importante, preservar o meio ambiente, mas não apenas isso, preservar as nossas relações com as pessoas, pois nunca sabemos o que o futuro nos reserva.

-

A Odisseia estreia aqui no Brasil hoje, 22 de Março. Confira o trailer e vá ao cinema:

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=AQ8xWJiNbqY[/embedyt]