CURTA O MELHOR DO CINEMA NACIONAL


Entre os dias 6 e 8 de março, o Itaú Cultural realiza a quarta edição da Mostra Curtas Premiados. No rolê, serão exibidos 16 filmes, selecionados entre 70 obras premiadas em mais de 30 festivais do Brasil e do exterior. E tem de tudo! Ficções, animações e documentários que abordam diversos temas, entre eles a identidade e o pertencimento, assim como questões raciais.

Destaques para Vaca Profana, sobre a essência do feminino para além de determinantes biológicos; e Diamante, o Bailarina, sobre um boxeador gay; Deus, sobre mães negras de periferia; Cabelo Bom, uma reafirmação do fenótipo negro; Nada, sobre uma mulher que quer viver do rap; e Procura-se IrenicePeripatético e Travessia, que lidam com a institucionalização da violência e do racismo.

[caption id="attachment_1558" align="aligncenter" width="639"] Cena do curta-metragem 'DEUS'.[/caption]

A mostra começa às 19h. Sobre a distribuição de ingressos ao público preferencial: duas horas antes da sessão, com direito a um acompanhante – ingressos liberados apenas na presença do preferencial e do acompanhante; Pra quem não é, uma hora antes da sessão, um ingresso por pessoa, tá?

Uma observação atenciosa dos filmes que compõem a mostra Curtas Premiados nos permite perceber algumas linhas de força que atravessam a criação contemporânea de curtas no Brasil. Apesar do risco de homogeneizar uma produção que anualmente chega à casa do milhar, podemos dizer que as 16 obras em exibição ilustram alguns caminhos gerais. - Heitor Augusto, crítico de cinema.

Pra saber mais sobre a programação do evento, clique aqui! Eu já falei que tudo gratuito?

Não tem desculpa, né? Corre que é só até amanhã!