Irmão do Jorel é o Irmão do Jorel ♪


Irmão do Jorel é uma série de desenho animado brasileiro criado por Juliano Enrico. Co-produzida pela Cartoon Network Brasil e a Copa Studio. É a primeira animação brasileira original vencedora de um pitching, promovido pelo Cartoon Network em 2009 para produção de conteúdo nacional.

Inicialmente foi planejada para ser lançada em 2013 com 13 episódios. Porém foi adiada para o ano seguinte completando uma temporada com 26 episódios. Sua estreia oficial ocorreu no dia 22 de Setembro de 2014.

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=XPG4xzTatnc[/embedyt]

A história mostra o cotidiano de uma excêntrica família dos anos 80. Jorel é o filho do meio, o garoto mais popular da cidade e o sonho de todas as garotas. Mas no entanto, a trama é focada em seu irmão mais novo, um garoto tímido que é sempre chamado de “irmão do Jorel”. O menino é ofuscado pelo sucesso de seu irmão, então ele decidi tentar ganhar sua própria identidade e ser alguém importante. Apresentando diversas aventuras sem-sentidos que sempre acabam em confusão.



Segundo o criador da série, Juliano Enrico, o desenho começou a ser desenvolvido em 2002 como uma história em quadrinhos. Na época ele desenhava tirinhas para “Revista Quase” e só em 2006 os quadrinhos ganharam uma coluna semanal no site da revista. E em 2009, Juliano se inscreveu em um concurso do Cartoon Network para a produção de um piloto do desenho. O projeto acabou faturando um prêmio de desenvolvimento no valor de US$ 20 mil em 2012.

Inspirações




Grande parte do projeto foi inspirado em fotos e vídeos da própria família do Juliano. Mas o mesmo afirma que não se trata de uma série autobiográfica.



Tem forte inspiração no anime “Cavaleiros do Zodíaco” para a concepção do desenho fictício MicroWaver Warrios. Também temos o Rambozo, um amálgama de Rambo com Bozo. Além de Steve Magal, uma alusão ao ator Steve Seagal e o cantor Sidney Magal.

 

Irmão do Jorel é uma ótima valorização do conteúdo nacional. Está sendo transmitida pelo Cartoon Network e foi renovada para uma terceira temporada que deverá estrear ainda esse ano.