Dunkirk aposta em uma imersão total do telespectador no ambiente de guerra


Christopher Nolan, um dos grandes diretores da geração pela qualidade em seus filmes como a Trilogia Batman e Interestelar. Em Dunkirk ele retrata a "Operação Dínamo", uma evacuação de quase 400 mil soldados da cidade francesa de Dunquerque. Cercados e sofrendo fortes bombardeios de aviões da Alemanha, o diretor faz questão de ambientar está situação com perfeição.

[caption id="attachment_2078" align="alignleft" width="801"] A praia da cidade francesa de Dunquerque onde se reuniam os soldados britânicos, franceses e belgas encurralados pelos ataques alemães.[/caption]

A Narrativa do Filme


Nolan gosta de trabalhar com retrata Dunkirk por meio de intervalos temporais intercalados entre si com três perspectivas diferentes:

Terra

Tudo em terra firme, se passa no período de uma semana. O ambiente é intenso, os soldados britânicos, franceses e belgas não tem pra onde correr, cercados pelo ar e por terra. O filme apresenta os personagens mas sem se aprofundar emocionalmente falando, esta primeira vertente gira em torno de um grupo de soldados tentando sobreviver. Os aviões, aparecem bem pouco visualmente, porém de maneira grandiosa. Impactando todos os soldados devido ao silencio que antecede o barulho gigante dos inimigos no ar.

Mar

Todos os acontecimentos são no período de uma semana, todos os barcos britânicos são convocados para realizar o resgate dos soldados. Esta perspectiva segue um barco com três personagens, o Sr. Dawson , seu filho e um amigo dele que gostaria de ser algo mais em meio a guerra. É a narrativa que mais tem diálogos, mas que também trás a carga dramática que o filme carrega.

Ar

Chegamos ao período mais curto que se passa em uma hora na história do filme, relata a trajetória de três pilotos da força área real britânica, com o objetivo de ir da Dunquerque, eliminar os caças inimigos e retornar ao Reino Unido antes que o combustível acabe.

Dunkirk "funciona" como filme de guerra?


O filme segue uma linha de preservar o silencio e a calmaria antes de cada cena de ação, pois todas as vezes o telespectador é surpreendido. A exemplo das cenas em terra, um silencio predomina por alguns segundos,seguido de um ruído ensurdecedor simbolizando o inimigo. As bombas atingindo os soldados, outros se abaixando sem ter onde se esconder, é tenso, imersivo e genial. A narrativa em três atos intercalados confunde, mas nada que atrapalha as cenas, de ação ou andamento. A trilha sonora impecável de Hans Zimmer contribui para o ambiente, sobe o tom na maneira certa, com músicas que contribuem com a imersão. A fotografia é ótima e lembra bastantes os filmes antigos que retratavam guerras.

[caption id="attachment_2145" align="aligncenter" width="502"] Um dos momentos em que o silêncio antecede o caos vivido pelos soldados[/caption]

No clássico "O Resgate do Soldado Ryan" você se apega aos personagens que fazem de tudo para que sua missão seja cumprida. O apego do publico com os personagens é o que faltou a Dunkirk. Por mais que tenhamos atuações decentes, o roteiro escrito por Nolan não faz questão de apresentar os personagens. Isto impede que o publico  "comprem" a ideia e a motivação de cada um. Fica explicito apenas a situação de que são soldados cercados em um litoral, tentando retornar para suas casas, em meio a bombardeios.

Isto pode afetar algumas pessoas que queriam ver em novamente um resgate de um soldado, algo emotivo. Por exemplo, ver o filme em casa pode perder totalmente a graça, pois a maneira como a história é contada não é memorável.

[caption id="attachment_2139" align="alignnone" width="300"] Da esquerda para a direita Harry Styles como Alex, Mark Rylance como Sr. Dawson e Tom Hardy como Farrier, personagens da "Terra,Mar e Ar" respectivamente[/caption]

Pra Concluir


Dunkirk ultrapassou 500 Milhões de Dólares arrecadados, virando filme de guerra mais lucrativo de todos. Teve 8 indicações ao Oscar vencendo nas categorias de Melhor Edição, Edição de Som e Mixagem de Som. Nolan teve sua primeira indicação a melhor diretor, mas não levou apesar de merecer. Os melhores filmes de guerra, tem um romance, clichê, mocinhos contra os vilões, Dunkirk foge disso. Justamente o que faltou para o filme ter uma certa aclamação por parte do publico foi o famoso clichê. Tudo é uma questão de opinião, e o filme merece ser assistido por todos exatamente por fugir do convencional, pela experiencia.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=b7v_6hIa5Ok[/embed]

Veja outras críticas na nossa sessão exclusiva clicando aqui.