Criação ou Releitura?


A tão comentada série La Casa de Papel virou febre entre os fãs de seriados aqui no Brasil.

A divulgação de novas séries feita pelos sites de streaming é quase que semanal e desprovida de qualquer afirmação daquilo que irá se tornar uma nova sensação.

Porém, percebe-se que as séries que demonstram em suas sinopse um maior número de personagens chamam mais a atenção do publico, talvez pela ideia de que quanto maior o número de personagens melhor a trama e envolvimento entre eles na história.

Basta relembrar de séries como: Game of Thrones; Friends; Stranger Things e Grey's Anatomy.

A galera que curte cinema e bons filmes tem aceitado bem o conceito série, mas é inevitável que não haja comparações. Afinal de onde vem tanta inspiração para a produção de séries que parece desenfreada? É pura criação ou o cinema é a base dos grandes diretores de seriados?

Vamos aos fatos...


Há quem diga que a série La Casa de Papel dirigida por Álex Pina, nada mais é do que uma releitura mais elaborada do filme O Plano Perfeito de Spike Lee. 

No filme, um grupo de assaltantes também vestidos de macacões invadem um banco e são liderados por um cabeça astuto que está sempre a frente dos passos da policia.



A ideia de seriado é tornar algo extenso em episódios que contam uma passagem, dando continuidade à história de maneira inesperada.

O segredo das séries está nas amarrações que envolvem a trama e isto é possível de ser feito dentro de apenas um episódio, ou seja, é uma somatória de acontecimentos e informações que tomam à atenção do público em querer saber o que vem adiante, logo às temporadas.

Entretanto os filmes por conta do seu tempo de duração precisam desenvolver tais conflitos em um curto período, assim perdendo para as séries em detalhes.

Sendo uma criação ou releitura o telespectador de bom gosto só tem a ganhar, é uma oportunidade de ver o produto com outros olhos, o que foi mudado, adicionado, retirado, diferentes maneiras de se pensar vindas dos diretores e se a mensagem é a mesma.

Nem tudo precisa ser como é, a perspectiva carrega bagagens que alteram a visão daquele que percebe.

E aí, conseguem lembrar mais alguma série que usam a sétima arte como referência? Conte aqui pra gente.

Essas e mais novidades, aqui no Pipocando Notícias!