#TOP 5: Diretoras de Fotografia


Cá entre nós, sabemos bem que ser uma diretora de fotografia ou conquistar qualquer espaço dentro do cinema sendo uma mulher, sempre foi algo muito difícil. Não por falta de talento, mas por machismo!

Na base do esforço, do trabalho, do grito e da força, estamos vivendo numa geração que tem brigado e conquistado o seu espaço. Conheça um pouco mais das incríveis diretoras de fotografia no cinema.

GLR PWR em ação!

#01 Reed Morano


    


 

 

 

 

 

 

Em 2013, Morano tornou-se o membro mais nova da Sociedade Americana de Cinematografia. A americana também ganhou o Prêmio 'Directors Guild of America' por dirigir uma série de drama para o episódio "Offred" de The Handmaid's Tale, que fez dela a primeira mulher a vencer o Emmy e Directors Guild Award por dirigir uma série de drama. Um dos trabalhos mais lindos de Reed, foi a fotografia do álbum 'Lemonade' da Beyoncé.



#02 Carolina Marsiaj Costa


   


 

 

 

 

 

 

A brasileira trabalhou na direção de fotografia do filme "Las Elegidas", produzido por Canana (Gael Garcia Bernal, Diego Luna e Pablo Cruz) e dirigido por David Pablos, o filme estreou em Cannes e estava em competição pelo Un Certain Regard em 2015. O filme foi nomeado para 13 Prêmios Ariel (Oscar Mexicano) em 2016, onde Carolina ganhou o prêmio de Melhor Cinematografia. Carolina também filmou para o remake de 'Suspiria', longa estrelado por Tilda Swinton e Dakota Johnson.

#03 Rachel Morrison


    

 

 

 

 

Rachel ganhou uma indicação para o Oscar de melhor fototografia pelo trabalho em 'Mudbound', tornando-a a primeira mulher reconhecida nessa categoria. Atualmente Rachel também trabalhou na direção de fotografia de Pantera Negra. Ela também é conhecida por seu trabalho na série The Hills e no documentário Lady Gaga: Inside the Outside (2011).

#04 Flora Dias


    

 

 

 

 

 

 

Formada em Cinema pela Universidade Federal Fluminense e especializada em Imagem pela École Louis Lumière, na França. Flora dirigiu a fotografia de Califórnia (2015). A brasileira também foi atriz de dois longa-metragens, A Alegria e A Fuga da Mulher Gorila exibidos pelos Festivais Internacionais de Cannes, Locarno e Rotterdam. É uma das principais articuladoras do Coletivo de Diretoras de Fotografia do Brasil.

#05 Charlotte Bruus Christensen


  

 

 

 

 

 

Charlotte foi reconhecida em Cannes em 2012 com o prêmio técnico Vulcan Award, pelo filme The Hunt, dirigido por Thomas Vinterberg. Trabalhou no filme Fences junto com Viola Davis e recentemente trouxe toda sua sensibilidade fotográfica para o filme A Grande Jogada.

Não é todo dia que vemos mulheres em posições-chave nas produções cinematográficas =(

Mas é pra isso que a gente luta, por espaço de mostrar o quanto a diversidade é rica!

Vocês sabiam que fazem apenas 47 anos que as mulheres na Suíça conseguiram o direito ao voto? O filme Mulheres Divinas retrata esse sufrágio feminino, leia nossa crítica aqui!

Seguimos, mulheres! <3 Para essas e mais novidades acesse Pipocando Notícias.