A misteriosa mente de C.S Lewis.


As Crônicas de Nárnia é uma série de livros escrita entre 1949 e 1954 por Clive Staples Lewis, mais conhecido como C.S LEWIS.

Lewis foi um professor universitário, escritor, romancista, poeta, critico literário, ensaísta e apologista cristão britânico.  Nas universidades, ele liderava grupos informais de discussão e colaboração literária. Clive foi criado dentro das tradições cristãs, mas se tornou ateu convicto na altura de sua adolescência. Quando se tornou adulto, voltou a seguir a fé cristã com a ajuda de seu amigo Tolkien (escritor de O Hobbit).

O primeiro filme do livro, O leão a princesa e o guarda roupa, foi filmado pela Disney, e este é foco da nossa resenha de hoje.



 

Lewis escreveu muitos livros cristãos durante sua trajetória de vida, e o próprio autor revelou que Aslam é uma visão alternativa de Cristo.

CRISTO? WHAT? Isso! Aslam é uma alegoria sobre Jesus.

Neste filme, podemos ver muitas semelhanças com passagens bíblicas, neste post consegui listar 10 delas:

#01


O armário “mágico” simboliza ao mundo espiritual.

#02


A descoberta de Nárnia por Lúcia, a mais pura e inocente dos irmãos, remetem á pureza pela qual Maria foi escolhida como mãe de Jesus.

#03


O filme se inicia com um reino de trevas de Jadis, a feiticeira branca e que no fim do filme, é exterminada e Aslam volta á reinar. (Colossenses 1.13)

#04


Edmundo é representado por um “pecador” que logo em seguida é perdoado e aceito por Aslam, e o mesmo diz “O que aconteceu ficou para trás.” (Miquéias 7.19)

#05


A prova de Pedro, ao enfrentar o lobo sozinho, simboliza as provas pessoais que um cristão deve enfrentar na sua vida de fé. O próprio Pedro simboliza o Apóstolo Pedro, pedra na qual a Igreja foi construída. (Mateus 16.18)

#06


A lei de Nárnia é uma referência a lei de Móises com os dez mandamentos.

#07


A agonia de Aslam quando se entrega para ser sacrificado revela a agonia de Jesus quando se entregou para ser crucificado no Calvário mostrado no livro bíblico Lucas capítulo 22.

#08


A ressureição, claro, remete á ressureição de Jesus, com Suzana e Lucia estarem ali na ressureição assim como Maria Madalena no livro de Mateus capítulo 28.

#09


Quando o leão ressurge e vai á busca de soldados que não tinham mais vida, remete á pessoas que estão mortas espiritualmente e que recebem vida através da ressureição de acordo com o novo testamento.

#10


O afastamento de Aslam, como um “volto em breve!” no fim do filme, refere-se á ida de Jesus ao Pai em Marcos 16.19 ou em João 16.5-7

Por fim, ainda existem muitas mensagens dentro dos outros livros e filmes da série. Lewis deixou um legado enorme através da ficção e fantasia.

Este foi o post de hoje, a curiosidade é que poucas pessoas sabem.. a fé de Lewis que foi descrita através de uma alegoria tão famosa reproduzido pela Disney como Nárnia. Se você sabe de mais alguma, não esqueça de comentar, ok? =)

[caption id="attachment_2070" align="aligncenter" width="600"]                Aslam: No seu mundo eu tenho outro nome, devem aprender a me reconhecer nele.[/caption]