O trailer oficial de “A LIVRARIA"


Lembram do romance A Livraria de Penelope Fitzgerald? O romance super gostoso de ler virou o filme!

Isso mesmo! Pra quem não leu o livro, a história conta um recomeço da viúva Florence Green (interpretada por Emily Mortimer), que nessa nova fase resolve abrir uma livraria no pacato vilarejo onde vive, na Inglaterra, em 1959. E dá certo! A livraria vira um sucesso, gerando apatia nos outros lojistas, incomodados com tal prosperidade.

O resultado disso é o embate com os interesses da Sra. Gamart (Patricia Clarkson), a vingativa e amargurada mulher que se julga a bambambam da cena artística local.

Em resumo, A Livraria relata as dificuldades e obstáculos que Florence encontra no processo de readaptação, como ignorância, inveja e a falsa moral-e-bons-costumes dos cidadãos que irão tentar colocar um fim no sonho dela.


- Eu li o romance de Penelope Fitzgerald há quase dez anos, durante um verão particularmente frio nas Ilhas Britânicas. Ler o livro foi uma verdadeira revelação: senti-me totalmente transportada para 1959 e realmente me projetei na inocente, doce e idealista Florence Green. Na verdade, eu sou essa mulher. Eu me sinto profundamente conectada com essa personagem de um jeito que nunca senti com alguma protagonista de outro filme meu – revela Coixet. 

Sobre a personagem...


Florence Green é única! Viúva de espírito livre, que vai bater de frente com o clima frio e hostil de Hardborough para realizar o desejo de abrir um estabelecimento. Como ela resiste? Mostrando aos habitantes locais o melhor da literatura da época, incluindo o escandaloso Lolita, de Nabokov, e Fahrenheit 451, de Ray Bradbury.


- Tem algo de heroico na personagem Florence Green, algo simples e corriqueiro. Ela está se expondo, e por nenhum outro desejo senão o de abrir uma livraria. Ela não se preocupa com apoios ou procura por eles ao seu redor. Ela só arregaça as mangas para alcançar seu objetivo. E assim, Florence Green chama a atenção – defende a diretora. 

E olhem só, o longa mal estreiou na gringa e já foi indicado a 12 categorias do Goya (considerado o Oscar do cinema espanhol) e ganhou três delas, sendo: Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Diretora e Melhor Filme, e foi exibido recentemente no Festival de Berlim.

Acalmem-se! O filme tem estreia marcada para o dia 22 de março aqui no Brasil. Mas para ir matando a curiosidade, confiram com o trailer:

[embed]https://youtu.be/OVqS1kz6wt8[/embed]

 

FICHA TÉCNICA

Sinopse: Baseado no romance homônimo de Penelope Fitzgerald, A Livraria é situado em 1959. Florence Green (Emily Mortimer) é uma viúva de espírito livre, que deixa o luto para trás e arrisca tudo para abrir uma livraria – o primeiro estabelecimento desse tipo na sonolenta cidade litorânea de Hardborough, Inglaterra. Contra a humidade, o frio e a considerável apatia local, ele luta para se estabelecer, mas logo sua sorte muda para melhor.
Gênero: Drama
Duração: 108 minutos
Ano: 2017
País: Espanha
Direção: Isabel Coixet
Elenco: Emily Mortimer, Bill Nighy, Patricia Clarkson, Honor Kneafsey;