Trainspotting – Sem Limites (1996)


O filme Trainsppoting gira em torno da vida de Renton (Ewan McGregor), um jovem escocês que desde cedo se entrega as drogas.

Criando um paralelo de um viciado sem expectativa com a sociedade padrão. Aquele que tem um emprego, casa, carros, filhos ou um drogado que não tem controle nenhum sobre seus atos.

Ewan McGregor, consegue mostrar que é um excelente ator, mostrando um misto de emoções que seu personagem sente, às vezes parece ter total controle de sua vida, às vezes só deixando a maré levar. Mostrando o contrário do que ele tenta passar com sua libertação através das drogas, mostrando que com o uso só o faz entrar em uma prisão física e psicológica.


Sobre o roteiro:


Com a voz off que interage com o público ao longo do filme, mostra que Renton não serve para esse tipo de realidade convencional, entendemos que ele não quer essa mesmice, desse sistema tão padronizado que vivemos, buscando viver a vida e não apenas existir, isso nos deixa mais próximos do protagonista.

Essa voz que vem de fora atua juntamente com a diegética do roteiro, ajudando a construir a cena e não explicar aquilo que está acontecendo. Um outro ponto positivo que o diretor (Danny Boyle) consegue prender as pessoas, é sua precisão com planos fechados e abertos, conseguindo nos colocar dentro da cabeça de seu personagem principal.



Boyle consegue desconstruir tudo aquilo que ele cria no começo do filme, no decorrer da história, o lado sombrio vai aparecendo em alguns pontos, para depois mostrar apenas os aspectos ruins da vida nas drogas.

O texto traz a transmissão de pensamento do personagem, até que Renton consegue se afastar do vício e começo uma vida “normal", trabalhando como um agente imobiliário. No fim, temos que nos adaptar com um novo personagem, mudando um pouco o ritmo do filme, mas não tirando nossa atenção para o final.

-

Direção: Danny Boyle
Roteiro: John Hodge (baseado no livro de Irvine Welsh)
Elenco: Ewan McGregor, Ewen Bremner, Jonny Lee Miller, Kevin McKidd, Robert Carlyle, Kelly Macdonald, Peter Mullan, James Cosmo
Duração: 94 min