O estranho e cômico Tim Burton


Timothy Walter Burton ou como todos o conhecem, Tim Burton, nasceu em 1958 na Califórnia, o gênio em transformar o estranho e medonho em comédia já trabalhava em um projeto de animação em 1981 quando estudava através de uma bolsa de estudos que tinha conseguido na Disney.

Quando estudava animação trabalhava na técnica de produção de O cão e a raposa, Tim Burton investiu sua carreira em criação de projetos pessoais, como live-actions como Frankenweenie.

Sua primeira vez como diretor de uma longa foi com As Grandes Aventuras de Pee-Wee em 1985, mas o que o levou a ser conhecido como é hoje foi seu filme Os Fantasmas Se Divertem em 1988 que já utilizava de sua genialidade da mistura entre terror e comédia, assim Burton chamou a atenção da grande Hollywood.

 



 

Em 1989 Tim Burton foi convidado para dirigir Batman que foi a porta de entrada para Tim produzir um de seus maiores filmes, Edward Mãos de Tesoura em 1990.  Após dois anos (1992) foi chamado para dirigir a continuação do filme do Batman, Batman - O Retorno, daí em diante Tim Burton deslanchou sua carreira produzindo os tão queridos filmes que conhecemos hoje como:

O Estranho Mundo de Jack; Ed Wood;  Marte Ataca; A Lenda Do Cavalheiro Sem Cabeça; O Planeta dos Macacos; Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas; A Noiva Cadáver; A Fantástica Fábrica de Chocolate;  Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet; Sombras da Noite; Frankenweenie; Grandes Olhos; Miss Peregrine's Home For Peculiar Childreen.

Primeira aparições de Tim Burton




Tim Burton está por trás de muitas produções, as primeiras delas a aparecer nas telas por aí são:

  • Muppets - O Filme

  • O Cão e a Raposa

  • João e Maria

  • Tron - Uma Odisseia Eletrônica.




 

Certamente Tim Burton agradou o mundo inteiro com suas  produções sejam elas com ele sendo ator, produtor, diretor, roteirista ou na equipe técnica.

Burton já ganhou diversos prêmios pelo seu trabalho, ele já foi homenageado até aqui no Brasil com sua exposição  no MIS - Museu de Imagem e Som em 2016.

Sem dúvidas Tim Burton é excelente no que faz e esperamos que continue com seu trabalho agradando a todos nós por muito tempo.