Ótimas opções na Netflix para aquela noite fria e silenciosa.


As vezes ficamos horas passando pelos diversos filmes do catálogo da Netflix até achar algo que realmente nos chame bastante atenção. E tem vezes que acabamos nem escolhendo nada por pura indecisão. Estou aqui hoje para dar 03 dicas de filmes de terror que particularmente amei. Os longas que vou citar fogem dos clichés do gênero e entregam algo único. Vamos à lista:

Ao cair da noite (Is comes at night, 2017)




Depois de um apocalipse misterioso que assolou o mundo e o deixou, aparentemente, com poucos sobreviventes, duas famílias se encontram e vão ter que criar uma aliança cheia de suspeitas e dividir a mesma casa.

O filme é dirigido e escrito por Trey Edward Shults, diretor do também presente na Netflix 'Krisha'. Suas escolhas de enquadramentos, além da fotografia e trilha, proporcionam uma experiência que se baseia nos nossos sentidos. Ou seja, é um filme extremamente sensorial, e que se preocupa muito mais em criar suspense do que entregar sustos e gritos.

'Ao cair da noite' conta com atuações impecáveis de Joel Edgerton e Kelvin Harrison. E isso ajuda na imersão daquele mundo, a cada cena que passa mais ficamos nervosos. Cria-se dúvida, e também uma sensação incansável de que algo está por vir. Esse filme é daqueles que têm um jeito de contar a história diferente da maioria que vemos. Aqui acompanhamos um acontecimento que provavelmente pouco importará naquele universo criado.

É daquele tipo de produção pra quem quer experimentar algo novo. Aqui temos um ritmo lento e uma história focada nos personagens. E também em suas dúvidas e angústias que foram criadas quando os mesmos bateram de frente a, provável, destruição do mundo que conheciam.

Corrente do mal (It follows, 2015)




Jay é uma jovem estudante comum, que tem uma vida tranquila ao lado de seus amigos. Certa noite, depois de ter relações sexuais com um garoto, ele começa a ser perseguida por uma entidade maligna que só é transmissível por sexo. Agora Jay vive um dilema entre passar ou não passar essa entidade adiante, enquanto tenta fugir de figuras estranhas que só ela consegue ver.

Esse filme tem uma pegada meio indie, mas acaba sendo mais palpável do que o anterior. O que vemos aqui é um retrato do comportamento americano diante do sexo. De início podemos chegar à conclusão de que essa entidade que persegue Jay é uma metáfora para as DSTs, mas pode ser muito mais que isso. O longa nos mostra adolescentes bem diferentes daqueles que estamos acostumados a ver em produções Hollywoodianas. Aqui eles fogem dos clichés e são reais, todos tem personalidades distintas, mas ao mesmo tempo é mostrado o porquê deles serem amigos. Não temos o capitão, nem a líder de torcida, e isso acaba sendo ótimo para nos conectarmos com a história.

Se em 'Ao cair da noite' os planos pareciam ser mais fechados, voltados à intenção de nos manter angustiados. Aqui em 'Corrente do mal' os planos são mais abertos e funcionam justamente para criar um ambiente de agonia. E tudo isso porque a personagem está em constante vigilância ao seu redor. Isso porque todos se tornam suspeitos de serem a entidade que a persegue.

É um filme esteticamente bonito, sua trilha sonora lembra filmes antigos e seu elenco faz um bom trabalho. Uma ótima escolha para um fim de noite.

O babadook (The babadook, 2014)




Anos após a morte de seu marido, Amelia ainda tem dificuldades em superar e amar seu filho, um garoto problemático chamado Samuel. Depois de lerem um livro misterioso, o garoto começa a perceber que há uma presença maligna em sua casa com o objetivo de matá-lo.

Esse é o filme dessa lista que mais chega perto de ser como os mais genéricos. Porém, ele se diferencia em tratar o monstro como uma metáfora à algo que está ligado aos dois protagonistas. Não, o filme não é bom apenas por ter uma metáfora, mas sim em como colocou ela dentro da história e em como desenvolve os personagens a partir dela.

Palmas para os dois atores que entregam momentos de grandiosidade. Além da construção do suspense dentro da casa, transformando o ambiente num lugar claustrofóbico. É um filme tenso, pesado e carregado de emoção. Certamente é uma boa pedida para uma noite que você tenha perdido o sono e queira algo para te fazer pensar ao mesmo tempo que sente toda a tensão que está passando pelos protagonistas.

Tem dicas de filmes de terror que estão na Netflix? Comente abaixo.