Longa de Affonso Uchôa e João Dumans estreia dia 5 de abril


O filme "Arábia", de Affonso Uchôa e João Dumans, é um dos destaques no cenário nacional para o mês de abril. O filme que tem estreia prevista para o dia 05, quinta-feira, e é ganhador de cinco prêmios na última edição do Festival de Brasília e mais de dez prêmios em festivais ao redor do mundo. "Arábia" traz em primeira pessoa a história de Cristiano (Aristides de Sousa), um operário de uma velha fábrica de alumínio, que sofre um acidente no trabalho e desperta a curiosidade de André (Murilo Caliari), um jovem morador do bairro vizinho.

Ao encontrar o diário de um trabalhador, numa vila operária em Ouro Preto, o jovem André entra em contato com a comovente trajetória de vida de Cristiano, em meio às mudanças sociais e políticas do Brasil nos últimos dez anos. Em entrevista o diretor Affonso Uchôa revela o quanto foi importante trazer o personagem de Cristiano narrando a própria história, como se estivesse lendo um diário.

"Para nós, pessoas como Cristiano – e claro, Aristides de Souza, o ator – são como os heróis da literatura do passado: suas vidas são simplesmente incríveis na sua grandeza e na sua força. Queríamos dar à história de Cristiano essa qualidade literária, mas ao mesmo tempo, o caderno parecia ser um tipo de escrita mais plausível, e também menos nobre: não é um livro, não é uma novela, é uma espécie de diário. É o trabalho de um sujeito normal, não de um intelectual.”

Confira o trailer:

[embed]https://vimeo.com/257023788[/embed]

-


Ficha técnica:

Ano de Produção: 2017
Duração: 96′
Empresas Produtoras: Katásia Filmes, Vasto Mundo
Produção Associada: Pique-Bandeira Filmes
Elenco: Aristides de Sousa, Murilo Caliari, Glaucia Vandeveld, Renata Cabral, Renato Novaes, Wederson Neguinho, Adriano Araújo, Renan Rovida
Direção e roteiro: Affonso Uchôa, João Dumans
Produtor: Vitor Graize
Produção Executiva: Vitor Graize,Thiago Macêdo Correia
Direção de Fotografia: Leonardo Feliciano
Som: Pedro Durães, Gustavo Fioravante
Trilha sonora: Francisco Cesar, Christopher Mack
Direção de Arte: Priscila Amoni, Janaína Macruz
Direção de Produção: Marcela Jacques, Laura Godoy
Montagem: Luiz Pretti, Rodrigo Lima
Assistente de Direção: Juliana Antunes
Casting: Gustavo Ruas, Silvia Andrade
Assistentes de Câmera: Bernard Machado, Maurício Rezende
Assistente de Produção: Vinícius Rezende, Camila Bahia
Produtor de Distribuição: Daniel Queiroz
Distribuidora: Embaúba Filmes e Pique Bandeira