'Coherence' é daqueles filmes que merecem ser assistidos por todos.




A ficção científica é um dos meus gêneros favoritos, ele instiga nossa curiosidade e imaginação. 'Coherence' acaba sendo um daqueles filmes que explodem cabeça por usar bem esses dois aspectos. Esse é um longa de 2013 e não fez muito barulho em sua estreia. Mas é detentor de diversos textos que desvendam e discutem seus mistérios. Em uma entrevista, o diretor do filme disse que queria que as pessoas o assistissem 12 vezes e sempre reparariam em uma camada nova dentro da trama. Por isso amo esse gênero, além de abrir espaço para histórias inimagináveis, também pode fazer delas um objeto de estudo e reflexão.

A trama do filme é centrada num jantar entre amigos que acontecerá na mesma noite que a passagem de um cometa. Porém, o fenômeno começa a alterar a realidade. E durante esse período eles ficam sem sinal de celular e sem internet, além de acabar com a luz do bairro inteiro, exceto a da casa onde estão e outra a dois quarteirões. A série de eventos depois disso transforma a noite agradável em um pequeno inferno.

O filme é dirigido por James Ward Byrkit, e esse foi seu primeiro trabalho como diretor. 'Coherence' é um filme de pouco orçamento, tanto que o diretor utilizou sua própria casa para as filmagens (o longa se passa quase todo numa sala de estar). O filme inteiro demorou 9 dias para ser rodado. Porém, o acabamento técnico, as atuações e principalmente o roteiro são o que fazem o longa ser tão incrível.

Desafiador e instigante.




'Coherence' é interessante por inserir diversas teorias e conceitos científicos de maneira bem orgânica na história. Sem ser complexo demais e sempre explicando os assuntos de maneira satisfatória. Porém, o filme não se apoia completamente nisso. Ele acaba utilizando seus 8 personagens pra mover a história enquanto tentam lidar com os acontecimentos inexplicáveis. Cada um acaba tendo uma personalidade única e isso colabora para o desenvolvimento dos conflitos.

A direção utiliza bastante o recurso de câmera na mão, e isso é de extrema importância para nos conectarmos com o filme. Afinal, nos deixa mais próximos da ação e da confusão dos personagens. Nunca sabemos muito mais do que eles, e esse clima de tensão e incerteza nos permeia durante os quase 90 minutos de duração.

Tem uma boa e inventiva direção, bons atores e uma história criativa que ao mesmo tempo é complexa. 'Coherence' não é um filme que cai num lugar comum, ele é extremamente original e surpreende por ter um plot twist a cada 20 minutos. Certamente é um longa para ser assistido mais de uma vez. E garanto que sempre vai te deixar de boca aberta no final.

O filme não se encontra em nenhum serviço de streaming. Mas você pode encontrá-lo legendado no Youtube.