Programas que marcaram época na TV Cultura.


O intuito desse post é causar um imenso momento de nostalgia para todos que já assistiram os programas da TV Cultura.

5-Catalendas


Produzido pelo In Bust - Teatro com Bonecos, Catalendas tinha a ideia de contar histórias tradicionais do nosso Brasil. Principalmente as regionais do Amazônia, trazendo cultura e conhecimento para todas as crianças. Em cada episódio, a Dona Preguiça contava lendas fantasiosas e assustadoras para o Preguinho. Tendo sempre a representação de bonecos e um cenário expirado nos recursos naturais da Amazônia.



O programa foi exibido primeiramente pela Rede Cultura do Pará no ano de 1999. E só foi veiculado na TV Cultura em de 2001. Com toda certeza marcou muita infância, quem não se lembra do episódio da Mula-Sem-Cabeça?

4-A Turma do Pererê


Turma do Pererê é uma série de histórias em quadrinhos brasileira criada pelo autor e cartunista Ziraldo em 1958. Em 2002 os quadrinhos ganharam um seriado chamado "A Turma do Pererê", sendo exibida inicialmente na TV Brasil. Logo depois na própria TV Cultura e em outras TVs públicas.



A série contava as aventuras do Saci e seus amigos, tendo grandes lições de vida e a demonstração de boa parte da beleza do Brasil. Para você que é da cidade, vai dizer que nunca quis ter uma aventura na floresta com a turma do Saci?

3-Mundo da Lua


Mundo da Lua foi criado por Flávio de Souza sendo produzido e exibido pela TV Cultura. Conta com apenas uma temporada de 52 episódios, indo ao ar originalmente de 1991 a 1992. O seriado conta a história de Lucas Silva e Silva, um garoto que ganha um gravador de seu avô ao completar dez anos.



Até parece ser uma história normal, mas em meio aos problemas típicos da passagem da infância para a adolescência, Lucas cria no gravador histórias malucas a partir de como gostaria que as coisas fossem. Admita, depois de assistir “Mundo da Lua” você também sonhou em ganhar um gravador, não é mesmo?

2-O Menino Muito Maluquinho


(Olha o Ziraldo marcando presença novamente aqui.)

O Menino Maluquinho é uma série de histórias em quadrinhos brasileira também criado pelo Ziraldo em 1980, que faz sucesso até hoje. Possui diversas adaptações como peças teatrais, filmes, óperas e claro a série de TV. Que foi exibida e produzida pela TV Brasil originalmente em 2006, posteriormente no mesmo ano sendo lançado na TV Cultura com episódios inéditos.



A serie conta a história do Menino Maluquinho, tendo sua versão adulta geralmente como narrador e suas versões de 5 e 10 anos. Abordando muitos temas educativos e lições de vida. A série fez muito sucesso e chegou a ganhar o prêmio Japão do NHK Japan Prize. Foi indicado ao Emmy Award como melhor programa infanto-juvenil em 2007. Quem nunca foi um pouco maluquinho?

1-Castelo Rá-Tim-Bum


É uma série de televisão criada em 1994 produzida e exibida pela TV Cultura contendo um total de 90 episódios e um especial. A serie foi considerada um dos melhores produtos audiovisuais da história da televisão brasileira. O programa chegou a marcar em média 12 pontos de audiência, o maior índice de qualquer outro programa educativo da TV Cultura. Inclusive suas reprises conseguia atingir picos de até 14 pontos. Pois é, não é pra qualquer um não.



A serie conta a história de Nino um jovem feiticeiro de 300 anos que procurava amigos pra brincar. Apesar de morar em um castelo magico e com muitas coisas para fazer, o garoto era muito solitário. Então um dia ele fez um feitiço para atrair 3 crianças que estavam saindo da escola (Zeca, Pedro e Biba), eles se tornaram amigos e desde então todos os dias as crianças vão ao castelo para se divertir. Além da companhia das crianças, Nino recebe muitos amigos que se juntam as aventuras e mistérios que englobam o castelo.

E porque o motivo de tanto sucesso? “Por que sim Zequinha."

 

Bom, grande parte dos programas citados aqui não são originais da TV Cultura, mas muitos como eu tiveram conhecimento dessas obras por meio desse canal. Então se você gostou desse Top 5 e deseja um só de programas originais da TV cultura, deixe nos comentários e quem sabe logo mais não teremos outro momento nostalgia comigo, Thaina Robert.

 

Acompanhe o Pipocando Notícias! ♥