Top Secret! - Uma comédia linda, mas esquecida.


Os cineastas Jim Abrahams, David e Jerry Zucker são conhecidos por muitos longas que mataram o espectador de rir, tais como o clássico "Apertem os Cintos, O Piloto Sumiu!" ("Airplane") de 1980, depois desse sucesso, eles investiram em mais um longa que virou um outro sucesso de crítica do trio em 1984, intitulado "Top Secret! - Superconfidencial", porém, uma pequena porcentagem da população terrestre de hoje tem conhecimento de que esse filme existe, ou sabem só pelo fato de ser um dos primeiros filmes de sucesso da carreira do ator Val Kilmer, ou porque passou algumas vezes na Sessão da Tarde.

[caption id="attachment_4889" align="aligncenter" width="661"] Val Kilmer estrelando em "Top Secret!"[/caption]

Este filme é uma ótima sátira cheia de críticas sociais referente as guerras e resistências, contando com doses altas de boas piadas e sequências de ação que você pergunta: "Como eles fizeram isso?", o filme inteiro é uma piada, não há como enxergar algo sério ou "normal" em Top Secret! (nem quando falam de amor), mas a história e os personagens fazem tudo valer a pena, principalmente se tratando de Val Kilmer, um ator que quase ninguém o imagina participando de um filme desse gênero interpretando um personagem que é uma sátira central aos cantores lendários do Rock dos anos 50 e 60


Por que "Top Secret!" é tão mal falado?


Por dois motivos: Embora a critica tenha elogiado o filme, acabou sendo um fracasso de bilheteria o que logicamente culminou na pouca repercussão desse filme, o outro motivo é que este filme é o menos favorito de seus criadores, em 2006, David Zucker (Parte do trio) fez uma reflexão própria sobre este:

"A lição que aprendemos de 'Apertem os Cintos, O Piloto Sumiu!' foi: preencha 90 minutos só com piadas e você terá um filme, com 'Top Secret!' foi muito engraçado, mas realmente não é um bom filme. Não tem um enredo ou personagens reais ou uma estrutura real".


-- David Zucker, Savannah Film Festival.



Conclusão


Dá uma pena de um filme tão bom como Top Secret!, uma comédia única, completa, cheia de energia (Com algumas piadas besteirol inegáveis) sem destaque, mas para quem conheçe o poder que o enredo, os personagens e os conflitos possuem durante toda a trama com certeza vão repercutir um dia.


Obs: Aos interessados, este filme está no catálogo do Netflix.


Sinopse: O astro de rock americano Nick Rivers viaja à Alemanha Ocidental para participar de um festival. O que Nick não esperava, porém, era que o festival fosse apenas um disfarce para um ataque a submarinos.


[Elenco]


Val Kilmer - Nick Rivers


Lucy Gutteridge - Hillary Flammond


Christopher Villiers - Nigel, The Torch


Billy J. Mitchell - Martin


Jeremy Kemp - Gen. Streck


Omar Sharif - Agent Cedric


Peter Cushing - Bookstore Proprietor


[Ficha Técnica]


Título original: Top Secret!


Ano: 1984


Direção: David Zucker, Jim Abrahams e Jerry Zucker


Roteiro: David Zucker, Jim Abrahams, Jerry Zucker e Martyn Burke


Produção: Jon Davison e Hunt Lowry


Distribuidora: Paramount Pictures