Duas ótima minisséries indicadas ao Emmy 2018 que estão no catálogo da Netflix.


Recentemente saiu a lista dos indicados ao Emmy 2018. A maior premiação da TV sempre gera muitas polêmicas, principalmente em relação ao indicados. Nesse ano, séries como 'Game of Thrones' e 'Stranger Things' não foram merecedoras de suas indicações, por exemplo. Outro ponto são as esnobadas, como a nova temporada de 'Twin Peaks' e 'The good place'. Porém, mesmo cercado de controversas o Emmy sempre nos revela produção dignas de serem assistidas. No meu caso, fui atingido por duas minisséries que não dei importância quando foram lançadas: 'Godless' e 'The Alienist'.

Godless




Ambientada no século XIX, 'Godless' é um faroeste que conta a história do implacável fora da lei Frank Griffin (Jeff Daniels) que está atrás de Roy Goode (Jack O'Connell), um desertor de seu bando que acabou virando um inimigo mortal. Roy usa como esconderijo o rancho de Alice Fletcher (Michelle Dockery). A busca de Frank vai avançando e colocando a pequena cidade de La belle em perigo.

Essa minissérie em 7 episódios pode servir também como uma homenagem ao Western. A história, embora não seja tão elaborada, acaba conquistando pelos personagens e pelo sentimento que criamos com a própria cidade. La belle tem um passado triste que reverbera até o momento apresentado na produção. Os personagens são diversos e com arcos nem um pouco desinteressantes, as ótimas atuações também ajudam.

A direção e fotografia de 'Godless' emulam o sentimento de estar naquele ano. A trilha sonora também é uma obra a parte, ela evoca aquele sentimento de Western antigo sem mostrar que pertence à uma nova geração. Essa minissérie certamente deve ter sua atenção, além de ser uma das favoritas ao prêmio que está concorrendo no Emmy.

The Alienist




Também ambientada no século XIX (mas em seu final), 'The Alienist' mergulha na sociedade americana e nos entrega um suspense cheio de mistério e intrigas. O psiquiatra Laszlo Kreizler (Daniel Brul) se une ao repórter jornalístico John Moore (Luke Evans) e Sara Howard (Dakota Fanning), a primeira mulher a trabalhar na polícia de Nova York, para prender um Serial Killer que assombra a cidade. Acompanhados pelo Comissário Theodore Roosevelt (Brian Geraghty) e uma dupla de detetives, eles usam as primeiras técnicas que unem Psicologia e investigação nesse caso.

'The Alienist' é baseada no livro homônimo de Caleb Carr. O maior acerto da minissérie talvez seja trabalhar o suspense em cima de problemas da sociedade da época. O machismo, o racismo, a homofobia são bem retratados e muitas vezes apenas por ações demonstradas pelo personagens. Nova York pode ser hoje uma das maiores megalópoles do mundo, mas já teve seu tempo de tristeza onde estava começando a se moldar.

Ouve um ótimo trabalho de ambientação, sempre estamos mergulhados naquela cidade que parece ser uma caricatura sem graça. Cheia de drogas, prostituição e violência (Talvez não tão diferente de hoje), essa Nova york é bem retratada e mostra a verdadeira face da sociedade. A fotografia e efeitos especiais ajudam a causar esse clima claustrofóbico e sujo.

Direção e atuações também estão impecáveis, mas o que a produção deixa a desejar é em certo momento da investigação em que a história toma algumas proporções que não deveria. Porém, nada que prejudique a experiência de ver essa história cheia de personagens profundos e um bom suspense.

As duas minisséries estão disponíveis completas na Netflix.