Resultado de imagem para verão de 84
'Verão de 84' insere novos elementos à uma fórmula que já conhecemos, mas trazendo-a de forma caricata.

'Stranger Things', 'It - A coisa' e 'Super 8' são produções que, além de uma ótima história, também têm seu estilo oitentista. Todos esses exemplos têm um grupo de amigos, cada um com sua particularidade e desejos, se descobrindo na adolescência e tendo uma aventura fantástica envolta de muito mistério. E essa fórmula funciona. Esses três exemplos que dei são fantasiosos, mas também existem longas mais pé no chão como 'Conta Comigo'. E agora fomos agraciados com 'Verão de 84', um filme que passou por diversos festivais sendo extremamente elogiado.

Davey é um adolescente comum que vive em um subúrbio comum. Sua vida se resume a andar de bicicleta com seus amigos, estudar e espionar sua vizinha da janela do quarto. Porém, quando uma onda de desaparecimentos de crianças começa, o garoto desconfia que o culpado seja seu vizinho, o Sr. Mackey, o policial da vizinhança. Davey e seus amigos embarcam numa aventura aterrorizante ao decidirem investigar os sumiços.

O longa é dirigido pelo trio Anouk Whissell, François Simard e Yoann-Karl Whissell, que já trabalharam juntos em 'Turbo Kid'. Mesmo não tendo muitos grandes trabalhos na carreira os diretores mostram em 'Verão de 84' que sabem o que deve ser feito. Com simplicidade é inteligência eles conseguem nos fazer sempre errar nos palpites dos mistérios.
Verão em 84

O que não poderia faltar é o efeito nostalgia. Como todos os filmes que seguem essa dinâmica, 'Verão de 84' utiliza a estética, trilha e os personagens para nos situar nos anos 80, mas mesmo sendo um filme cercado de suspense, ele acerta bastante ao representar todos esses aspectos de maneira caricata. Parece até uma pequena paródia, já que insere todos os clichés possíveis dentro da história. Porém, aqui o uso dos clichés serve bastante para a trama e acaba sendo bem-vindo.

O filme é bem feito e até o terceiro ato temos uma sensação de que já vimos aquilo anteriormente. Uma corajosa atitude proposital. E como as obras citadas no início desse texto, o elenco juvenil de 'Verão de 84' é muito bom. Cada personagem tem uma espécie de arco dramático, isso até ajuda a entender atitudes e decisões tomadas por eles. Além disso, também somos tão expostos aos seus problemas que acabamos pegando empatia por todos eles.

Também temos ali no meio a puberdade dos garotos sempre mexendo com eles. Essa é a porta de entrada de Nikki, a vizinha mais velha e super bonita que Davey e seus amigos ficam espionando pela janela. A garota possui um passado com o protagonista e a relação dos dois é bem palpável e bem construída.
Serial Killer na vizinhança


Desde o início Davey diz que todo Serial Killer é vizinho de alguém (o que é assustadoramente verdade). Sua paranoia cresce ainda mais por desconfiar que seu vizinho possa ser o grande vilão da trama. O mais interessante é a forma que tudo é mostrado no longa. Desde a maneira que os garotos investigam os desaparecimentos até o momento da conclusão do filme, tudo é mostrado de um jeito realístico e bem pouco fantasioso.

O longa surpreende mesmo em seu terceiro ato. Ele se desprende dos clichés e entrega os últimos 20 minutos mais corajosos de filmes nesse estilo. O melhor é que os acontecimentos não destoam do restante do filme e a realidade proposta desde o início mostra sua face transformando a conclusão desse longa em algo memorável.

'Verão de 84' pode ser considerada uma paródia séria de filmes que evocam a nostalgia oitentista. Seu ponto fraco pode ser à falta de originalidade na composição da trama, mas isso é algo proposto desde o início. Entretanto, sua estética, trilha, roteiro e direção colocam o filme lá no topo das produções do tipo. Diferente de 'IT- a coisa' ou 'Super 8', esse longa coloca mais os pés no chão e se torna memorável por sua coragem na conclusão. Divertido, intrigante e espantoso, 'Verão de 84' é perfeito para aqueles dias de tempo fechado em que nos trancamos dentro de casa para ver um filminho.

Infelizmente 'Verão de 84' ainda não está disponível em nenhum serviço de Streaming.