Novo filme de Pawel Pawlikowski e premiado em Cannes, 'Guerra Fria' ganha data de estreia no Brasil.


'Ida' foi o ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro de 2015, e nesse ano o diretor Pawel Pawlikowski tenta abocanhar o troféu mais uma vez com 'Guerra Fria'. O longa é o escolhido da Polônia para a vaga no Oscar 2019. A data de estreia aqui no Brasil fica para o dia 7 de fevereiro de 2019. O ganhador da Palma de Ouro de Melhor Direção em Cannes, conta uma história de amor arrebatador entra um homem e uma mulher que se conhecem no pós-guerra. O filme se passa durante a Guerra Fria, nos anos 50, na Polônia, em Berlim, na antiga Iugoslávia e Paris.

Uma história de amor.




Pawlikowski dedicou o filme aos seus pais, cujos nomes são os mesmos dos protagonistas: Wiktor e Zula. Seus pais morreram em 1989, pouco antes da queda do Muro de Berlim. Ao longo de 40 anos de relacionamento, eles viveram entre idas e vindas, sempre um atrás do outro. "Ambos eram pessoas fortes e maravilhosas, mas como casal, um desastre sem fim", reflete Pawlikowski.

Embora tivesse a história em suas mãos, não foi tão fácil passá-la para o roteiro. “A vida deles não tinha uma forma dramática óbvia e, embora meus pais e eu continuássemos muito próximos, eu era o único filho deles, quanto mais eu pensava neles depois que eles iam embora, menos eu os entendia", revela o diretor.

Pawlikowski fala ainda sobre a relação dos pais, já que na época ele não compreendia o bastante. “Eles foram os personagens dramáticos mais interessantes que eu conheci”. Para conseguir terminar o roteiro, o diretor resolveu não contar a história deles, mas deixou nos personagens traços bem marcantes. “Incompatibilidade de temperamento, incapacidade ficar juntos e anseio de estar quando estão separados, a dificuldade da vida no exílio, de permanecer em uma cultura diferente, a dificuldade da vida sob um regime totalitário e de se agir decentemente apesar das tentações”, detalha o diretor.

Confira a Sinopse:

Guerra fria é uma história de um amor arrebatadora. Durante a Guerra Fria, entre a Polônia stalinista e a Paris boêmia dos anos 50, um músico amante da liberdade e uma jovem cantora com histórias e temperamentos completamente diferentes vivem um amor impossível.

Assista o trailer:

https://www.youtube.com/watch?v=xq-tu6ZbmmI

No Brasil o filme é distribuído pela Califórnia Filmes. Marque já o dia 7 de Fevereiro na sua agenda Cinéfila.