Em parceria com o site Vox, a Netflix nos traz Explicando, uma ótima série documental.


Muitos criticam o tipo de conteúdo mais acessado na internet nos dias atuais. Canais de Youtube que fazem um conteúdo de entretenimento sem nada de profundidade sempre estão em destaque. Mas, há também produtores de conteúdo mais educativo que sempre estão em alta, como é o caso do Nerdologia e Manual do Mundo, por exemplo.

Explicando | Uma das produções mais interessantes da Netflix!

 

A Netflix não foge dessa discussão, afinal, com tanto conteúdo sendo produzido, há muitas chances de parte deles serem extremamente descartáveis. Porém, nos últimos dias uma produção estreante me chamou bastante atenção, estou falando de ‘Explicando’, a nova série documental produzida em parceria com o site Vox. É cheia de informação e discussões interessantes, além de ter um formato agradável. Explicando (Explained) pode ser uma das produções mais interessantes e eficientes do serviço de Streaming.

Vox é um site jornalístico que tem como objetivo “explicar as notícias”. Além do site, eles também têm podcasts e um canal no Youtube que segue bastante a linha do ‘Explicando’, porém tratando mais de notícias e com vídeos mais curtos. Com um ótimo texto e uma edição dinâmica, o canal tem mais de 4 Milhões de inscritos. E toda essa criatividade presente nesse conteúdo é refletida na série.

Explicando se situa nos dias atuais e discute temas que muitas vezes não são tão fáceis de entender. A série documental trata desde criptomoedas até a indústria do K-pop. O formato é bem convidativo e interessante, são episódios entre 15 e 20 minutos de duração, que normalmente trabalham bastante com imagens, além de convidar especialistas e pessoas relacionadas ao tema. Os episódios são semanais, porém na primeira semana foram lançados 3 de uma vez.

 

Assuntos interessantes e bem aprofundados.


Explicando | Uma das produções mais interessantes da Netflix!

 

Seus primeiros assuntos foram Monogamia, DNA projetado e a diferença de riquezas entre brancos e negros. A abordagem também é bem cuidadosa, sempre trazendo fatos e abertura para discussões. Ou como diriam as garotas do podcast ‘Mamilos’: Mais preocupados em criar pontes, do que provar pontos. O episódio sobre monogamia, por exemplo, compara a espécie humana com as demais, traçando fatos históricos e científicos que nos levaram a adotar a monogamia como um objetivo na vida, e como isso nos afetou como sociedade.

O roteiro é um fator que me chamou bastante atenção e faz ligação com o que foi dito no parágrafo anterior. O episódio sobre diferença de riqueza entre brancos e negros é uma amostra do tamanho da pesquisa que esse pessoal faz. Eles traçam a história desde o fim da escravidão, até os dias de hoje, em que os EUA ainda tem uma cultura bem racista. Com isso, temos uma visão mais ampla do problema e suas razões provadas com fatos.

Explicando | Uma das produções mais interessantes da Netflix!

Explicando é uma boa produção até pra quem não curte documentários. É cheia de informação, além de ter um formato leve, discontraído e dinâmico. Provavelmente uma das produções mais interessante presente no catálogo da Netflix, e talvez uma série que ainda vai bombar. Aliás, torço muito para que isso aconteça. Afinal, boas produções sempre merecem uma boa repercussão.

Com episódios entre 15 e 20 minutos, ‘Explicando’ está disponível na Netflix.


Por: Alisson Cavalcante

 

Fique por dentro das novidades das série.


Acompanhe o Pipocando Notícias ♥


Facebook


Instagram


YouTube