Cyrano Mon Amour é meu filme favorito do ano!
Muita coragem falar isso, eu sei. Mas Cyrano Mon Amour envolve as minhas duas paixões: um filme que fala de teatro. É simplesmente impossível eu não ter me apaixonado.
Edmund (Thomas Solivérès) é um roteirista teatral que está passando pela crise do bloqueio criativo, e acredite, isso é uma coisa horrível. Não tem nada pior para um escritor não conseguir escrever nada. Ele é pai de dois filhos, e nem se quer tem trinta anos, precisa cuidar da família e manter suas responsabilidades, mas como? Se não consegue escrever sequer duas linhas?

Na verdade o filme me ganhou já nos primeiros minutos de exibição. O medo e a insegurança de Edmund em como as pessoas enxergam sua obra. Seu desespero por não conseguir escrever nada foi o que fez eu me identificar muito com o personagem. Além do fato de também conseguir me arrancar uma risada já logo de inicio.
A forma como ele encara o desafio de criar uma peça do nada, no desespero de ter que agradar os atores, os patrocinadores, lidar com as maluquices de conquista do melhor amigo, esposa e filhos em casa, é inspiradora. Em nenhum momento ele perde a compostura ou o foco. E foi isso que mais me chamou a atenção.

As subtramas não interfere ou se perde do foco principal do filme, e isso foi tão bem construído, e amarrado que fez o filme ter o timing perfeito para não se perder em sua própria história.
E apesar de todo o drama imposto o longa vai te fazer rir muito. Os alívios cômicos são sem dúvida o que faz o filme ir para frente, e tudo isso de forma muito natural. É realmente engraçado as enrascadas de Edmund para conseguir fazer a peça acontecer. É um filme lindo, em todos os sentidos, no enredo, no visual, na trilha sonora, na fotografia. Ele não perde em nenhum sentido. É redondinho, e se equilibra em todas as áreas.
Com direção de Alexis Michalik, Cyrano Mon Amour venceu o prêmio público do Festival de Cinema de Sarlat (2019) e também foi exibido no festival CINEMANIA de 2018, em Montreal no Canadá.
Acompanhe o Pipocando Notícias ♥