Sintonia traz um pouco da realidade das periferias. Enquanto alguns sonham, outros se entregam ao tráfico. Familiar?


 

Talvez muitos podem dizer que Sintonia é mais uma produção falha da Netflix. Ou até mesmo podem dizer que o serviço de streaming apelou ao tema “funk” para atrair um certo público. Mas só quem realmente mora ou já morou em uma comunidade, irá se identificar com a série. Não precisa nem morar, basta conhecer alguém que more para se familiarizar com a nova série da Netflix.

 

QUEM É QUEM EM SINTONIA?


A partir da perspectiva de três personagens, Sintonia explora o universo da música, do crime e a da religião na cidade de São Paulo. Doni, Nando e Rita cresceram juntos na mesma favela, onde foram influenciados pelo funk, pelo tráfico de drogas e por uma igreja evangélica. Apesar de terem tomado caminhos muitos diferentes, os três amigos de infância descobrem que, para realizar seus sonhos, eles vão ter de contar com o apoio um do outro.

 

Sintonia - Crítica - Mc Doni


Doni (João Pedro Carvalho) assim como muitos adolescentes na periferia, tem um único sonho: virar um MC. Ficar famoso, ostentação de bebidas, rolês tops, diversas garotas e muito status. Com pais evangélicos que são completamente contra ao sonho do filho, Doni fica entre seu sonho, a doutrina dos pais e da religião que eles seguem. Pois para ele trabalhar no supermercado do pai, não é o suficiente.


 

 

Sintonia - Crítica - Nando


 

Nando (Christian Malheiros) tem como único sonho se destacar no tráfico dentro da periferia. Possui uma namorada, uma filha e para ele o melhor caminho para conseguir o que busca é o tráfico. A ambição de crescimento é tanta, que Nando terá que analisar até que ponto ele é capaz de ir para conseguir o que quer.


 

 

Sintonia - Crítica - Rita


 

Rita (Bruna Mascarenhas) mora sozinha, trabalha com comércio ambulante para se sustentar e pagar aluguel. Além dos problemas do dia-a-dia, precisa lidar com a dor da perda de sua mãe. Para fazer um dinheiro extra, Rita também vende drogas para alguns amigos. A garota irá se questionar se este é o caminho que deseja, ou se pode ter outra opção.


 

 

 

FAVELA INVADE A NETFLIX PRA FICAR


Doni com o sonho de ser MC escreve vários funks e espera um dia ter algum deles tocando em todas as rádios e bailes da favela. Uma de suas músicas é roubada por uma editora e MC de sucesso e Doni decide ir atrás dos seus direitos. Porém o garoto não conhece o mundo da música e nem imagina que muitos querem apenas se aproveitar de pessoas leigas.

Já Nando no caminho do tráfico sempre dá o melhor de si. Garoto ganancioso, sempre querendo mais poder. Nando ousa em se apresentar aos grandes dizendo ser capaz de satisfazê-los. Mas será que ele é realmente capaz de tudo para ter o poder que deseja dentro da favela?

Rita com o comércio ambulante, a venda de produtos para cabelo e repasse de drogas, começa a analisar sua vida. Após falhar com sua melhor amiga, Rita começa a conhecer o caminho da igreja e vê ali uma nova chance para recomeçar.

 

Sintonia - Critica - Netflix

Amigos desde infância, Doni, Nando e Rita precisam achar uma forma de cada um viver a sua vida. Sempre um ajudando ao outro sem interferir na amizade. Os caminhos que ambos seguem são diferentes, e então eles começam a fragilizar a amizade, já que os “b.ós” começam a crescer e mexer com a mente de cada um. Escolhas diferentes, novos caminhos surgem, será que eles estão prontos para encarar a realidade? Até que ponto vai a amizade?

 

O DRAMA DA VIDA REAL


Morar na periferia na maioria das vezes não é fácil. Ter de lidar com o preconceito de outras classes, ter de enfrentar os problemas da comunidade e ter de resistir a muitas propostas tentadoras. Muitos que moram na comunidade, possuem o sonho de uma vida melhor, uma moradia melhor ou um lugar melhor para morar. Esses são uns dos sonhos, mas os desejos vão muito além disso. Poder ter uma condição melhor, uma alimentação melhor, um estudo melhor, para quem vem da comunidade, acaba sendo um pouco mais difícil. Sim, a falta de dinheiro dificulta as coisas, mas NADA É IMPOSSÍVEL!


Independentemente de onde você mora, ou qual seja a sua condição, se você for atrás dos seus sonhos com toda a garra, muita coisa pode ser diferente. Porém, dentro da comunidade muitos se entregam e preferem um caminho mais fácil: o tráfico. Uma forma “fácil” e “rápida” de ganhar dinheiro, sem ter que enfrentar todos os processos da vida para chegar ao sucesso.


Seguir os processos da vida nunca é fácil, mas para quem não desiste, o sucesso é só uma questão de tempo. Eu já tive diversas oportunidades de seguir por caminhos errado onde moro, mas fiz a minha escolha, seguir os processos da vida. Muitas vezes bate o desânimo e a vontade de desistir, mas desistir para quem tem sonhos não é uma opção.


 

NETFLIX EM SINTONIA


Sintonia consegue trazer essa visão da comunidade. A série consegue entregar o ponto focal de cada personagem de forma satisfatória. Na vida sempre teremos escolhas a fazer, e à cada escolha, um caminho diferente. Só precisamos saber lidar com o resultado de cada escolha. O gênero da série e a mistura com o funk foi a escolha perfeita.


Atualmente o funk por mais descriminado que seja, vem ajudando muitas pessoas a melhorarem de vida. Quantas pessoas hoje estão estourando na mídia depois de iniciar com o funk? Quantas dessas tiveram a vida mudada da água para o vinho? A descriminalização pode existir com o gênero, porém ele vem ajudando muitas pessoas. E o melhor, traz sonho e esperança para moradores das comunidades.

 

Muitos gravam vídeos cantando hits ou alguma letra própria e lançam na internet e acabam estourando. E assim a vida muda completamente, tornando um sonho em realidade.


O elenco faz um bom trabalho e consegue te prender para o que vem a seguir. Uma produção diferente com um resultado satisfatório. Sem defender nenhuma das escolhas dos personagens, mas entendendo o que a série quer mostrar, sintonia resume a vida de milhares de jovens que possuem sonhos, mas deixam de ir atrás para se entregar ao que está mais fácil. Porém, muitos deles não pensam futuramente, não pensam no resultado que podem ter com a sua escolha.


Se você tem sonhos, não desista, é possível, basta você querer! Não existe vítima da sociedade quando se tem garra e força de vontade. E você, qual a sua Sintonia?


 

Confira nossas críticas!


Acompanhe o Pipocando Notícias ♥


Facebook


Instagram


YouTube