Atravessa a Vida  Documentário - ENEM - Pipocando Noticias


Atravessa a vida, novo documentário de João Jardim (“Getúlio”, “Janela da Alma”) estreia dia 14 de janeiro nos cinemas. O filme acompanha o cotidiano de uma turma do 3º ano, no interior do Sergipe, que se prepara para o Exame Nacional do Ensino Médio. O ENEM de 2021 terá início dia 17 de janeiro. O longa é uma produção da Copacabana Filmes e Fogo Azul Filmes, em coprodução com Globo Filmes, GloboNews e Canal Curta!. O filme teve sua estreia mundial no 25º Festival É Tudo Verdade.


O documentário mergulha no universo escolar e adolescente dos jovens de Simão Dias, cidade de 40 mil habitantes no interior sergipano. O Centro de Excelência Dr. Milton Dortas, escola com cerca de mil alunos, representa um recorte das dificuldades na educação brasileira. Enquanto buscam o sonho de garantir um ensino superior gratuito, os alunos refletem temas urgentes - dentro e fora de sala de aula - como futuro, depressão, aborto, pena de morte e Ditadura Militar.

Atravessa a vida partiu de uma vontade de entender este momento de saída da escola na vida do adolescente, como as coisas acontecem, são sentidas e vivenciadas. Interesse em entender quem são estes alunos que hoje dependem do Enem para fazer a vida seguir. No filme estão representados alguns alunos com potencial, que podem ir muito longe, e ficam claras as dificuldades que encontram. Alguns aspectos particulares dessa escola infelizmente estão presentes se olharmos de um ponto de vista geral para o Brasil. Temos somente três entrevistas no filme e em todas a ausência do pai na família é um tema abordado. Além disso, os obstáculos que alunos e professores enfrentam não estão restritos somente a esse colégio”, analisa o diretor João Jardim.